Para combater a pandemia do Covid-19, neste momento é fundamental a conscientização de todos, qualquer ação imprecisa pode resultar em impactos significativos para a organização e a todos os envolvidos com ela.
Em consequência desta pandemia, diversas organizações adotaram a modalidade home office para execução das atividades laborais, visando proteger seus colaborares e evitar a proliferação do vírus. Entretanto, estas medidas merecem cuidados para manter a segurança dos dados e a produtividade no trabalho.
A Engenharia Social é uma ameaça silenciosa. Visando conseguir acesso a informações privilegiadas das organizações, esses ataques são comuns através de e-mails, ligações telefônicas e até por redes sociais. O principal objetivo dos cibercriminosos é gerar confiança e obter dados, resultando principalmente em extorsão ou evasão de dinheiro.
Deve-se ter atenção ao recebimento de mensagens fraudulentas, que aparentemente vêm de fontes lícitas. A partir deste tipo de envio, os cibercriminosos buscam executar o chamado phishing, que é uma estratégia destinada a comprometer a segurança dos dados, confundindo a vítima e a induzindo ao erro, ao ponto de fornecer o acesso indevido de seus dados e contas a terceiros. Por isso, busque sempre assegurar que o remetente é confiável, não clique em links suspeitos, fique atento aos erros de português, desconfie de assuntos muito urgentes ou com tom de ameaça.
Se for utilizar de equipamento pessoais (notebook, desktop, tablet, celular etc) para acessar os recursos internos da sua organização, certifique-se que o equipamento esteja seguro contra qualquer ameaça cibernética. No mercado existem diversas soluções que possibilitam a manutenção da segurança.
Portanto, tome as decisões corretas e siga as políticas de segurança da informação e proteção de dados da sua empresa. Caso suspeite de algum incidente, entre imediatamente em contato com a área de TI para averiguar tais situações.
Escrito por Christie de Sá.