A importância do Compliance para o gerenciamento da Pandemia

Devido à situação emergencial ocasionada pela pandemia do COVID-19, diversas organizações adotaram mecanismos de defesa para minimizar os impactos da proliferação do vírus, como a implantação de trabalho remoto e medidas de saúde e segurança ocupacional. Seguir os valores organizacionais neste momento, tornou-se um grande desafio para o ambiente corporativo.

Com a promulgação constante de novas legislações para o contingenciamento da pandemia, a organização precisa se adaptar rapidamente para estar em conformidade. Empresas que contam com um programa de Compliance já implementado, encontram menores dificuldades para se adequar, pois dispõem de processos preexistentes para implementação das inovações.

De fato, um programa de Compliance nos mostra, no atual momento, o quão importante é implementar estratégias para a perpetuidade da empresa, com a adoção de processos estruturados que estejam de acordo com a lei, evitando multas e diversos prejuízos ocasionados pela não conformidade.

As lideranças possuem papel importante em todo este processo, buscando primeiramente entender sua parte e suas responsabilidades. Os líderes são multiplicadores ativos na busca pela adequação à legislação e na aplicação dos princípios norteadores da organização, mostrando uma conduta ética e idônea que formará equipes engajadas e motivadas a fazer o que é correto.

Fortalecer a cultura da ética e da integridade dentro da organização, mostra-se como um diferencial competitivo em meio à crise, principalmente porque riscos operacionais existem, mas se a empresa estiver preparada para o seu enfrentamento, conseguirá conduzir seus processos com maior efetividade.

Escrito por Christie de Sá.